1 de setembro de 2016

APBus Intersul

No sábado 20 de Julho, realizamos a edição 96 dos passeios APBus, denominada Intersul. Roteiro que iniciou o segundo semestre de nossas atividades faz parte da programação atual de alcançar as diversas divisas entre capital e região metropolitana.


Próximo das 100 edições dos roteiros APBus: as mudanças constantes em diversas regiões, junto a quantidade de locais de interesse, tornam possível um considerável número de localidades que passam a fazer parte da programação dos futuros roteiros. Inicialmente no mês de Julho, colhemos algumas sugestões, que dentre as possibilidades e acompanhamento da viabilidade para os roteiros serão inclusos em nossos tours. E que assim, pouco a pouco vamos chegando ou retornando á diversos cantos.

O roteiro Intersul: incluiu a interligação dos extremos da zona sul, através dos municípios de Itapecerica da Serra e Embu Guaçu. Em pouco mais de 1 hora e meia fizemos o trajeto partindo da divisa de São Paulo (Valo Velho) até a outra ponta da divisa com São Paulo (Parelheiros).


Movimento do comércio e fluxo de veículos é intenso nesse trecho 
urbano da Estrada de Itapecerica / Rodovia Armando Salles.

Região do Valo Velho - divisa entre São Paulo e Itapecerica da Serra.

Terminal Rodoviário Municipal de Embu Guaçu. Ponto de passagem
das linhas municipais e intermunicipais da cidade, com estrutura
 muito simples e defasada poderia receber uma revitalização.
A maior adversidade do dia foi quanto as fortes chuvas no período da manhã e o tempo fechado no fim de tarde, sobretudo na cidade de Embu Guaçu, que tornou nossa passagem pela cidade muito breve, ocasionando mudanças no cronograma do passeio. Contudo, mesmo com alterações foi um roteiro com ótima abrangência de localidades. No quesito ônibus, retornamos a área 7 da capital, pouco após um ano da última edição que realizamos na mesma, o destaque fica quanto á renovação da frota, que é visível em diversas linhas.






No lado azul (área 6) alcançamos o roteiro até o Terminal Parelheiros - que enfrentava seu primeiro de interdição, em função das obras de recuperação. O destaque da região se dá no mesmo quesito da região 7, nossa última passagem na região havia sido em 2014, de lá para cá, a renovação em algumas linhas também é perceptível. Inclusive, a principal na linha 6000-10 Terminal Parelheiros x Terminal Santo Amaro, operada pela Mobibrasil. Que na época contava com diversos veículos convencionais, e hoje grande parte da frota é formada pelos superarticulados.

Terminal Parelheiros: no primeiro dia de interdição
em função de obras. Todas as linhas estão atendendo nas imediações.


Ponto inicial provisório da linha 6000/10, durante obras no
Terminal Parelheiros.

Assim, concluímos mais uma edição e com alguns fatores atípicos em função do clima. Mas que possibilitou algo que consideramos dentro da essência da organização coletiva que é a APBus, conhecer lugares e realidades diferentes. Ou seja, as vezes tão próximos, mas com inúmeras características diferentes.

De forma que, ainda, em Embu Guaçu, registramos a opinião da participante Marisa Vanessa: "é o trajeto que desejava fazer entre essas duas cidades".

Nenhum comentário: