28 de fevereiro de 2016

O primeiro ano de operação da rede de ônibus da madrugada em SP.




Ônibus da linha N505-11 que liga os terminais Sacomã e Pinheiros. A rede noturna conta com maior eficiência operacional, também pelo fato das diversas características diferentes, como o fator trânsito.

Em 28 de Fevereiro de 2015, 151 linhas de ônibus iniciaram o novo serviço de ônibus noturno na capital paulista.

Sem dúvidas, São Paulo é uma metrópole 24 horas.. e por muitos anos, o tema de transporte 24 horas, sobretudo em relação ao Metrô era tema de debates constantes.


Até que no ano de 2015 foi criada a Rede de Ônibus da Madrugada. Com objetivo em suprir a área de atuação do sistema sob trilhos e também ampliando opções noturnas e criando novas ligações, com destaque no equilíbrio operacional, uma rede de transporte que em termos logísticos possuí eficiência no cumprimento de horários e possibilidades de integrações e infraestrutura disponível. São praticados intervalos de 15 e 30 minutos conforme o tipo de linha.

As antigas linhas noturnas, dentre elas uma das mais famosas da cidade, conhecida como Rainha da madrugada que realizava a ligação do trajeto entre o Terminal Amaral Gurgel à Cidade Tiradentes. Foram suprimidas pelo novo molde do sistema com diversos terminais integrados com as novas opções noturnas realizando a ligação entre estes, além do atendimento aos bairros em sistema circular.

Neste primeiro ano do serviço noturno, ao contrário do que poderia se imaginar de início, ocorreram pouquíssimas modificações nas linhas existentes. Numa grande cidade como São Paulo, algumas regiões podem ainda não ter opções tão práticas da rede noturna. Mas sem dúvidas, é um serviço que se encaixa de forma adequada a nossa realidade da metrópole que nunca pára.

Conheça todas as linhas da rede de ônibus da madrugada de São Paulo: http://www.sptrans.com.br/noturno

Nenhum comentário: