9 de fevereiro de 2016

Corredor Berrini: primeiro mês de operação

Nova ligação do Terminal Santo Amaro ao Terminal Pinheiros.
Operada com Superarticulados inclusive aos finais de semana.




Na quinta-feira 28 de Janeiro, o novo corredor Berrini completou um mês de operação e em pró de melhorias no serviço das linhas que trafegam pelo corredor algumas ações já foram realizadas. Como, a criação da nova linha 709M-10 (Terminal Santo Amaro x Terminal Pinheiros - Via Berrini) operada pela Viação Gatusa. Contando com frota de veículos Superarticulados.




607C e 709M linhas com boa frequência no corredor Berrini.



Ocorreu também o prolongamento da linha 607C que fazia a ligação do Jardim Miriam ao Shopping Morumbi e agora passou a atender o itinerário até o Itaim Bibi. Além da linha 7245 (Terminal Santo Amaro x Hospital das Clínicas) que passou a prestar serviço também aos fins de semana. Ações que visam aumentar o fluxo de passageiros e de opções no novo corredor.

Linha 607C que com o corredor teve prolongamento do itinerário até o Itaim Bibi

A região da Berrini é um centro comercial que abriga um grande número de empresas e no quesito trânsito o novo corredor surge como uma alternativa em adoção ao transporte público, uma vez que o mesmo agrega melhorias na mobilidade frente ao trânsito comum de veículos. Pode surgir também em determinados casos como opção alternativa aos trens da Linha 9 Esmeralda da CPTM.

O corredor conta com 3,3 quilomêtros de extensão. As paradas dispõem de amplo abrigo e via de ultrapassagem na extensão das plataformas. No canteiro central também foi implantada uma ciclovia. Porém, alguns trechos ainda não estão concluídos como o entroncamento do corredor com a avenida Roque Petroni Junior. Confira algumas fotos da estrutura do corredor:

Corredor com via de ultrapassagem na área do ponto de parada.

Ciclovia no canteiro central do corredor. Embora com proteção de grades para cuidado dos pedestres.
É sempre bom estar atento ao percorrer algum trecho do canteiro.

Visão de ponto de parada / plataforma e grades de proteção ao corredor.

Linhas que ainda trafegam fora do corredor: embora com a implantação do corredor no canteiro central, algumas linhas de ônibus ainda circulam pela faixa da direita na via. Dentre essas, estão as linhas seletivas da Viação Urubupungá e também a linha (517J Jd Selma x Berrini) da A2 Transportes, que a partir do sábado dia 20 terá o itinerário reduzido para a região do Shopping Morumbi, deixando a região do corredor Berrini, embora ainda continuará trafegando fora do corredor das avenidas Vicente Rao e Roque Petroni Junior.

Seletivo da Viação Urubupungá. Na linha Osasco á Diadema.

Á direita, veículo da linha 517J. Que passara por modificações no itinerário a partir do dia 20.


Linha Intermunicipal Diadema x Brooklin

Com início da operação do corredor Berrini, a Metra concessionária da EMTU que opera no corredor ABD realizou alterações no serviço. Cancelando o atendimento 376M Shopping Morumbi e tornando a linha 376 Brooklin, como circular no corredor deixando de atender também a Estação Berrini da CPTM. Embora, as alterações tragam melhorias operacionais na linha, em tese tornou menos prático o acesso dos usuários as estações Morumbi e Berrini da linha 9.

Um dos veículos que operam no trecho Diadema - Brooklin, pela linha 376.

A desativada Estação de Transferência Shopping Morumbi,
com sinais de vandalismo e sujeira pela área do ponto de parada.

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