27 de setembro de 2016

#APBusnoPonto: Zona Leste á Zona Sul, por um trajeto diferente


Veículo da linha iniciando viagem com destino ao Metrô Conceição.
No domingo, 25 de Setembro, realizamos uma atividade voltada á semana da mobilidade. Denominado como APBus - vamos de ônibus. Como incentivo ao uso do transporte por ônibus, destinamos o evento para uma viagem na linha 574J-10 que liga o Terminal Vila Carrão ao Metrô Conceição, operada pela Via Sul Transportes Urbanos.

A característica principal da linha fica por conta do trajeto e a interligação que faz entre as regiões leste e sul, sem passar por vias que são consideradas principais na ligação destas regiões como exemplo, Radial Leste e 23 de Maio. Enquanto a linha faz o trajeto abrangendo localidades como: Vila Formosa, Ipiranga, Vila Prudente, Sacomã, São Judas, e ainda, trafegando por importantes vias como Av. Sapopemba, Rod. Anchieta, Av. Miguel Stefáno.


Em 2015, a linha chegou a ser a mais reclamada do sistema - SPTrans - e de lá para cá recebeu algumas melhorias. Hoje, boa parte da frota de segunda á sábado é composta por veículos articulados. Até 2013, a linha 575C Vila Matias: operava com itinerário semelhante ao metrô Conceição, atualmente segue itinerário apenas até o bairro do Ipiranga.


Articulados compõem a frota da linha de segunda á sábado,
operam na linha também alguns veículos convencionais - Piso baixo Central.
Nos dias de semana o tempo médio de viagem pela linha chega próximo de 2 horas, por conta do extenso trajeto e diversa variação de trânsito na cidade, não é raro que ocorram mudanças no tempo de viagem e que em consequência por vez acabam influindo diretamente nos intervalos.

No domingo, dia da semana que apresenta melhores condições de trânsito completamos o trajeto Carrão ao metrô Conceição em pouco mais de 1 hora. É uma linha que tem boa rotatividade de passageiros pelo trajeto "interbairros" qual realiza.


Após, o término da viagem: seguimos do metrô Conceição ao Ibirapuera, e posteriormente encerrando nossa atividade no centro da cidade. Uma das questões abordadas também é a diferenciação da demanda dos ônibus no domingo, existem regiões em que o número de usuários sofre diminuição, enquanto outras tem maior procura, como é o caso da área do Ibirapuera,  que além do acesso ao parque. Algumas linhas nessa adequação do trajeto versus demanda passaram a operar com itinerário reduzido até o parque, assim tornando-se também um ponto de integração.

Participantes na região do Ibirapuera, durante o fim de tarde e
 encerramento da atividade.
Agradecemos aos amigos que estiveram conosco. Nossa próxima atividade, será no domingo 16 de outubro, rumo a Ilha do Bororé. Uma das localidades mais interessantes da capital, #vemcomagente!

Nenhum comentário: